terça-feira, 25 de outubro de 2011

Impressões sobre Esaú e Jacó (Machado de Assis)


O penúltimo livro!

Bom, pessoal, esse livro conta a história de dois gêmeos idênticos de personalidades diferentes que se apaixonam pela mesma guria. Tããããão criativo ¬¬"

Ps: Esaú e Jacó é uma história bíblica de dois gêmeos, e o mais velho vende a primogenitude pro outro em troca dum prato de lentilhas. É, eu sei, é mais tosco que a do Machado.

Mas o livro é legal, apesar de ficar meio enrolando o tempo todo, com quem a tiazinha vai casar, afinal de contas?

Segundo meu professor, é uma alegoria e, se for mesmo, eu acho que entendi! (hinos de aleluia ao fundo)É que os dois gêmeos representam os conservadores e os liberais e, no Brasil, os dois são a mesma merda.

(spoilers, passe o mouse pra ler)
Eu gostei mesmo foi do Conselheiro Aires, um diplomata que aparece o livro todo. Ah, e do Esaú e Jacó dois (Memorial de Aires), esse diplomata é o personagem principal.

Spoilers de novo:

No final a Flora morre e eu fiquei pensando, das duas uma: ou eu não entendi a piada, ou o Machado não sabia que fim dar pra história e matou ela. Odiei esse final. Ou então o livro tem uma vocação ecológica, da política do Brasil quem perde é a natureza. Dava um slogan “Machado, o primeiro ecologista da história” kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Ah, os gêmeos podiam ter se comido no final também, ué.




Bom, leiam que é legal =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário