quarta-feira, 15 de junho de 2011

Impressões sobre A Tempestade


Quando o Angra lançou o álbum Aqua, e eu descobri que era baseado no livro A Tempestade, do Shakespeare, resolvi ler (afinal, já era pra eu ter lido em 2009 e Shakespeare é muito legal). Confesso que foi a primeira comédia shakespeariana que li.

No site do Angra tem o livro pra baixar, mas eu peguei na biblioteca.

O fato é que eu li o livro. E terminei, a despeito dos trabalhos. É um livro fino, e não dá trabalho algum - ao contrário do Camões, que é praticamente ilegível, e da mesma época.

Chega de blablablá e vamos ao que interessa:

Enredo:

Imagina um duque (acho que era duque) fodão de Milão (acho que era Milão). Aí o irmão dele pega ele, enfia num barquinho (junto com a filha bebê) e põe o cara a navegar a esmo. Só pra tomar o lugar dele.

Mas o duque, que se chama Próspero, sobrevive com a filha, Miranda, que se torna uma moça josé-alencariana (vocês conhecem, Iracema e afins). E foi aí que eu rachei de rir. Não por causa do livro. Mas ouçam: na época elisabetana, a que Shakespeare viveu, mulheres não subiam no palco. As mulheres, nas peças, eram representadas por rapazes jovens. Pra tirar um sarro na peça, era só pôr um cara grandão e barbudo pra fazer a Miranda. Imagina o namorado dela "oh, pura, virgem, imaculada e doce Miranda" prum macho grandão?

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Voltando ao enredo, quando chegou na ilha, o Próspero encontrou uma bruxa reinando (Sicorax) e o seu filho, Calibã.

Depois de ter libertado um "espírito" que a bruxa tinha prendido, (Spirit Of The Air - faixa 6), chamado Ariel, e dele ter ficado em dívida com Próspero, os dois mataram a bruxa e tomaram o lugar dela.

Anos depois, o rei foi casar a filha na África, e, na volta, Próspero manda Ariel fazer o navio deles naufragar e fazer todos caírem na ilha em que ele estava.

O filho do rei e a Miranda se apaixonam (lógico que Próspero já tinha planejado isso, dã) e eu não vou contar o final pra vocês.

Eu disse que é uma comédia. Não, ela não é engraçada. Até essa época, comédia e tragédia diziam muito mais sobre o final da peça (feliz ou infeliz) do que sobre a peça propriamente dita. A verdade é que a história é fofinha, mas não engraçada. Pelo menos eu não ri.

O álbum, de 2010:

01 - Viderunt Te Aquæ
02 - Arising Thunder
03 - Awake From Darkness
04 - Lease of Life
05 - The Rage of The Waters
06 - Spirit of The Air
07 - Hollow
08 - A Monster In Her Eyes
09 - Weakness of A Man
10 - Ashes
11 - Lease of Life (Remixed Version)

Coisas que eu aprendi lendo Shakespeare:

1. Teu irmão vai (tentar) te matar pra pegar o teu reino.

2. Vingança não é legal.

3. O cara te mata e ainda casa com a tua viúva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário