quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Faquir Ocidental



Antes de mais nada, queria esclarecer o que significa faquir, segundo o meu dicionariozinho. Aqui diz:

S.m. Asceta, penitente; pessoa que se exibe como insensível à dor, às necessidades físicas.

Bom, tomando isso como pressuposto, eu gostaria de contar pra vocês que faquires não são encontrados somente na Índia, sentados sobre pregos, passando fome e com um braço eternamente erguido e unhas imensas. Floripa também tem faquires. E terça-feira eu vi um deles.

Era meio-dia. Eu tinha saído da UFSC e tava no ônibus, atravessando a ponte em direção ao continente. Chovia e todo mundo tava reclamando do frio. Olhei pra baixo, na calçada do lado da ponte eu o vi.

Era um cara alto (eu acho que era alto, de longe é difícil dizer) e magro. Moreno que nem o Bin Laden, barba e cabelos curtos – mas não muito. Bom, mas não é isso que importa. O que interessa era que ele tava só com uma cueca preta, tomando banho e lavando um pano preto numa torneira da Casan – ou seja, água gelada!

Na hora em que vi, eu só pensei “que bicho loco!!!” Agora, quanto mais eu penso nele, mais eu penso como um guru, um líder espiritual, tipo o Isaías do Ensaio da Paixão (do Cristóvão Tezza), que guiava um bando de doidos num ensaio de um teatro insano, lotado de maconheiros.

Bom, é isso. Floripa tem seus faquires. Assim que eu vir outro, conto pra vocês. Agora a pergunta é: o que o cara tava lavando? Será que era um tapete mágico?

4 comentários:

  1. PUTAQUEPARIU!
    Faquir em Floripa chama diferente: Mendigo.
    Agora fiquei com pena do cara, véi...
    Legal o post!

    ResponderExcluir
  2. Faquir no Brasil inteiro chama mendigo(a não ser que uma das cidades tenha sido fundada por um indiano xD)

    Eu mal vejo mendigo em São Luís, o que eu mais vejo é flanelinha

    Será que se eu me tornar amiguinha dele, ele me da o tapete que tava lavando xD ?

    ResponderExcluir
  3. Hi mates, its fantastic piece of writing about cultureand entirely explained, keep it up all the time.



    Also visit my web-site; binary options trading systems

    ResponderExcluir