sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Things That Don't Chart in Billboard


Surpresos com o título? Eu sei que vocês esperavam alguma coisa em latim. Mas eu explico:

Trata-se de um álbum criado totalmente no computador por um amigo meu, o Everton Klein.

E eu vim aqui falar sobre ele. Sobre o álbum, não sobre o Tom.

Segundo o próprio Tom, "tem algo de Jazz, de música erudita Moderna e até de trilha sonora de jogos de Snes". Como eu sou uma pamonha em tipos de música - tenho até dificuldade de diferenciar metal melódico de sinfônico -, eu não sei explicar exatamente o que isso signifique. Mas, eis as minhas opiniões:

Bom, é um álbum totalmente experimental - não esperem nada óbvio ou comum, porque não é. E nem um pouco fácil. Não há letra - pelo menos eu não consegui identificar nada cantado, mas isso não diminui a obra. Penso até que, justamente por isso, ele tente compensar com ritmos alternados e pouco conexos. Geralmente eu não gosto de músicas somente instrumentais, nem consigo ouvir por muito tempo, mas essa mistura de ritmos compensa a ausência de vocal.

As músicas têm muito mais relação entre si que internamente. Explico: se ouvir o álbum todo, se tem a impressão de que é uma única música, longa e caótica. Se ouvir uma música só, a impressão é que são várias músicas curtas.

Às vezes parece aquelas musiquinhas alienígenas, com uns sonzinhos agudos e engraçados. Às vezes ele fica bem tenso, outras parece até música ambiente.

Outra confissão: a faixa The Beagle Puppy in the Oven Incident eu não consegui ouvir toda. Tem uma batida contínua que o meu cérebro não suportou.

A música Largo começa com o som dumas gotinhas caindo. Gostei muito. E o melhor é que elas permanecem.

A Ensemble termina com um som caótico, a despeito de ser calma, quase lenta. Eu ia gostar mais dela sem esse final.

A mais alienígena é a Intro. Tem uma hora que parece que ela acabou, e logo começa de novo.

Bom, e algumas partes parecem aqueles toquezinhos de celular - mas não são chatas. Chega a ser bonitinho.

E não deixem de ouvir Concert to Clockwork and Teapot. Muito boa.

Bom, pessoal, é isso. Se tiverem interesse, baixem aqui: http://www.4shared.com/file/179279993/99391b74/TM_-_2009.html

Os comentários ao álbum postados aqui serão repassados a ele.

3 comentários:

  1. Já ouvi, e inclusive sou amiga também do compositor. xD
    Na primeira vez que ouvi, minha primeira reação foi franzir o cenho e dizer, após alguns segundos de som: Que bizarro! E eu gosto de coisas bizarras.=P
    Ele fez dois álbuns, e eu escutei músicas dos dois. E acho o primeiro álbum melhor.Mas vale a pena escutar os dois.
    Outra coisa: essas músicas são a cara dele. Estranhas e legais. xD.
    Nem preciso dizer da resenhista(é isso mesmo? O.o). Adorei a resenha, e gostei do termo "alienígena". Descreve bem o álbum. xD

    ResponderExcluir
  2. já ouvi o album ficou bem legal. também ja ouvi as novas musicas que ele ta produzido, agora vai ter musicas gravadas pro ele mesmo, musicas com gritinhos, guitarras, violões e percussão corporal bizarras XD. mais esse album ai fico legal

    ResponderExcluir
  3. Nossa!

    Só de ler, parece que eu tô ouvindo, pelo menos imagino como é

    Esse parece ser o tipo de música que (minha BFF diria isso)"me define" =P

    Acho que é isso, até o próximo post Eli-chan

    ResponderExcluir