quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Impressões sobre Dom Casmurro

Esse é o antepenúltimo.

O livro começa com Bentinho, um moleque burro-burro-burro que é apaixonado pela vizinha, Capitu. O início parece um mangá shoujo, aquela coisa fofa de os dois se amam e blábláblá. O guri vai pro seminário porque a mãe dele tinha prometido que ele ia, se ele vingasse, ela ia enfiar ele no seminário.

Lá, ele conhece o Escobar, os dois viram amigos e nenhum dos dois vira padre. Bento casa com a Capitu e o Escobar, com uma amiga dela.

Depois, o Bento e a Capitu têm um filho, em que põem o nome de Ezequiel, em homenagem ao amigo. Quando este morre, o Bentinho começa a desconfiar que foi alvo de chifres.

Ps: Daqui a pouco eu vou fazer uma tag "Machado de Assis".


Bom, o livro é legal, leiam, acho que todo o mundo sabe o final.


Ben TO ->Bentinho teve uma infância feliz, combatendo aliens.

4 comentários:

  1. literatura brasileira é excêntrica demais pra mim. Sempre tem um personagem principal extremamente incompetente e/ou indecente e idéia de anti-herói brasileiro é tão arrogante que me dá náusea.

    ResponderExcluir
  2. Só pra avisar, Magal, esse livro é baseado no Otelo, de Shakespeare, considerado o fundador da literatura moderna. Se tu não gosta disso, tu não gosta de nenhum tipo de literatura.

    ResponderExcluir
  3. Literatura de nenhum país, eu quis dizer.

    E anti-heróis são característicos do realismo, inclusive na França, se o teu problema é com o Brasil.

    E o que me dá náusea o teu desprezo por alguma coisa só porque é brasileira.

    ResponderExcluir
  4. E tem mais: José de Alencar, grande autor BRASILEIRO do romantismo, tem personagens absolutamente corretos e heróicos.

    ResponderExcluir