terça-feira, 19 de junho de 2012

O Santo e a Porca - Ariano Suassuna


Bom, novamente estou aqui com um livro lido. Mas eu queria contar uma historinha pra vocês, antes. Eu peguei o Madame Bovary, do Flaubert, pra ler.  O Eça de Queiroz (que é homem) "imitou" o livro do Flaubert e escreveu O Primo Basílio. Aí, eu, que não li O Primo Basílio, tava pensando, " por que diabos alguém perderia tempo imitando o livro de alguém?" A resposta tava no Floripa Letrada, ontem. Era o livro "O Santo e a Porca" de Ariano Suassuna. O livro, segundo o autor, é uma "imitação nordestina de Plauto". E eu conheço a comédia imitada. É a Aulularia ("comédia da marmita" em Portugal. Literalmente, significa "pela panelinha"), uma história dum velho rico que tem uma panela cheia de ouro e fica esganando e achando que todo o mundo vai roubar ela dele e a filha dele tá grávida solteira.

Bom, a história é basicamente a mesma, só que a guria não tá grávida, só tá armando pra casar com o cara que ele gosta.

Só que o livro é diferente. Tem o mesmo tom e tudo, mas é diferente. Não sei explicar. Mas é tão legal que eu li em dois dias, mesmo com tudo que eu tenho de fazer =D

Leiam os dois, viu?

Nenhum comentário:

Postar um comentário